O que é um sling?

Os slings são peças de tecido que quando amarradas ao corpo, permitem carregar bebês e crianças com maior facilidade. Muitas culturas fazem o uso desse tipo de artifício há muito tempo, como por exemplo povos nativos da América Central, tribos africanas e grupos indígenas brasileiros.





Atualmente os slings se modernizaram, mas continuam servindo os mesmos propósitos originais.


Carregar os bebês perto do corpo (babywearing) traz inúmeras vantagens para os pequenos como, por exemplo:
-dimunuição do choro, especialmente à noite
-aumento do tempo e da qualidade do sono
-aumento do ganho de peso, especialmente em bebês prematuros
-maior desenvolvimento físico, emocional e cognitivo

Para quem usa o sling as vantagens são:
- maior independência e praticidade
- facilidade na locomoção (você pode voltar a fazer exercícios e caminhadas logo), na realização de tarefas domésticas e no cuidado com outras crianças
- diminuição na pressão sofrida pelas costas e braços ao carregar um bebê
- diminuição da depressão pós-parto
- maior facilidade na amamentação


No Brasil os slings mais comuns são os de argola. O wrap sling ainda é pouco utilizado no país, mas é bastante comun nos Estados Unidos e Europa, onde ele se popularizou na década de 70. É tipo de sling mais versátil e confortável. Os bebês podem ser carregados na frente do corpo (em pé, sentados ou deitados), de lado ou nas costas. A cabeça do bebê fica segura e as costas ficam protegidas. Bebês recém-nascidos e até mesmo prematuros podem ser carregados neste tipo de sling, que também é ótimo para crianças de até 15 kilos.



Os slings do tipo wrap como o Bebê Cuíca vem se tornando mais comuns e populares devido à sua praticidade, versatilidade e conforto.