Outras dicas para usar o seu sling Bebê Cuíca



- Nas primeiras vezes que você usar o sling Bebê Cuíca, peça a ajuda de outras pessoas ou use um espelho. Também é importante escolher um momento em que o bebê esteja feliz e acordado para fazer o primeiro teste. No início o bebê pode reclamar ou chorar um pouco. Verifique se não há nada machucando-o, se você não passou as faixas de maneira errada ou se amarrou o sling muito apertado. Dê uma voltinha, converse com o seu bebê e faça um carinho em suas costas. Se ele não se acalmar, tire-o do sling e dê a ele um tempo. Não se assute, isso é normal! No começo pode parecer difícil, mas com apenas algumas tentativas vocês viram experts!

- O nó final do sling pode ficar amarrado atrás, no lado ou na frente do corpo. Para aquelas que fizeram uma cesárea, é normalmente mais confortável amarrar o nó no lado pois assim não há pressão sobre a cicatriz. Nesse caso, lembre-se de não se esforçar demais ou carregar o bebê por muito tempo nas primeiras semanas. Ouça e respeite seu corpo!

- O sling Bebê Cuíca possui elastano na sua composição e por isso é bastante maleável. Por esse motivo, o sling deve ser amarrado de forma a ficar justo no corpo (mas não apertado!) já que ele cederá um pouco depois. Se o bebê ficar muito baixo e "frouxo" o sling provavelmente precisa estar mais apertado. Retire o bebê e amarre-o novamente. Mas observe se o sling também não está apertado demais, machucando o bebê. Quando isso aontece eles normalmente se manifestam rapidamente... Nesse caso afrouxe um pouco o tecido ao redor do seu corpo e no nó.

- O Bebê Cuíca é um sling seguro para você e para o seu bebê. Porém, sempre observe de perto o seu bebê enquanto ele estiver sendo carregado no sling. Fique atento para a posição da cabeça e pescoço (não deixe a cabeça "afundada" no pescoço do bebê pois isso pode bloquear as vias aéreas), observe sempre a respiração do bebê e verifique com frequência os pezinhos, pernas e braços para sinais de vermelhidão e dormência. Em alguns casos a amarração do sling fica justa demais ou o tecido não fica bem esticado em baixo do bumbum e das perninhas do bebê da maneira correta o que pode acarretar dificuldade de circulação e incômodo para o bebê. Sempre ouça o seu bebê e verifique se há algo de errado quando ele reclamar.

- Quando você estiver caminhando com o seu bebê acordado no sling, talvez sinta a necessidade de apoiar a sua cabeça ou costas, especialmente quando o bebê ainda não tem controle total da cabeça. Quando o bebê dormir, pegue um dos pedaços de tecido da frente (faixa) e cubra ou apoie a cabeça do bebê, dando suporte para o seu pescoço. O mesmo pode ser feito com as duas faixas e até a peça central (com a etiqueta) para proteger o bebê de barulho, vento, chuva ou frio. Quando estiver muito quente use apenas uma das faixas ou parte dela e sempre observe o seu bebê.

- O sling Bebê Cuíca permite que você faça muitas atividades enquanto carrega o seu filhote. Porém, é preciso muito cuidado e bom senso para não machucar o bebê. Quando abaixar para pegar alguma coisa no chão ou se inclinar para frente, lembre-se de apoiar a cabeça do bebê. Não use o sling para cozinhar ou realizar outras tarefas potencialmente perigosas. Cuidado com o manuseio de facas, tesouras e outros objetos pontiagudos. Cuidado com a ingestão de alimentos quentes enquanto o bebê estiver no seu colo. E muita atenção para não bater a cabeça do bebê ao se movimentar pela casa, especialmente quando o bebê estiver nas suas costas.

-O sling Bebê Cuíca não é apropriado para a realização de atividades físicas de alto impacto como corridas. É possível realizar caminhadas e exercícios leves, mas sempre fique atento ao impacto dos seus movimentos nas costas e pescoço do bebê. O sling Bebê Cuíca também não é um susbtituto das cadeiras de transporte para automóvel.

- Em dias muito quentes lembre-se de deixar o bebê com uma roupa mais fresca, sem meias ou até só de fraldas. O contato com o corpo da mãe aquece o corpo dos pequenos e por isso eles devem estar mais fresquinhos. E sempre observe se ele está suando ou com o rostinho vermelho.


- Não é preciso tirar o sling Bebê Cuíca para remover o bebê. Somente afaste as faixas laterais e abaixe a peça central (com a etiqueta). Depois, quando você quiser colocar o bebê dentro do sling de novo, não é necessário amarrá-lo novemente.

- É possível amamentar usando o seu sling Bebê Cuíca, em casa ou em locais onde você e o seu bebê precisarão de um pouco de privacidade. O bebê pode mamar na posição em pé ou deitado, usando o sling como se fosse uma redinha. Tente algumas vezes em casa. O mais complicado é tirar o seio do sutiã. Para isso é importante fazer alguns "treinos" antes.



Esther amamentando Ligia, de 15 dias